Como Desbotar Tinta do Cabelo com o Mínimo de Danos | Soap Cap

Quem acompanha o blog há algum tempo me viu fazendo minha amada mecha rosa esse ano. Tudo eram flores, até que um belo dia bateu aquela vontade de mudar de novo. Uma das minhas opções era o granny hair, mas descobri que essa não seria fácil de conseguir sozinha e em casa (pelo menos pra mim, sabendo o nível das minhas habilidades), que é como eu costumo fazer as coisas no meu cabelo. Depois de muito mimimi, deixei essa ideia de lado e parti pra ideia de só mudar a cor da minha mecha mesmo. Dentro desse processo, estava a fase de desbotar o rosa original, que não foi fácil, olha! Mas encontrei algumas formas de ir fazendo isso aos poucos e uma delas foi o Soap Cap. Como gostei bastante desse método, resolvi falar dele aqui, trazendo passo a passo, minha experiência e resultado :)

soap-cap

O Soap Cap é tipo uma descoloração, só que mais leve. Inclusive, dá pra “escolher” mais ou menos a intensidade que você vai querer fazer. É um processo que te ajuda a desbotar uma tinta que já esteja no seu cabelo, ou seja, vai tirando a pigmentação e voltando ao estado que seu cabelo estava antes de pintar (o loiro ou branquinho que você conseguiu quando descoloriu anteriormente). Foi a solução perfeita pra mim, já que eu não queria descolorir de verdade uma parte do cabelo que já estava descolorida antes, tanto por medo de danificar demais quanto por medo de desbotar manchando o cabelo, como já vi acontecer. Além disso, por não ser uma descoloração pura, ele agride menos os fios o/

A receita desse processo é muito simples… Você vai precisar de um pote plástico, uma colher preferencialmente não-metálica (ou qualquer coisa que dê pra medir a quantidade de cada elemento utilizado e misturar tudo), luvaspó descolorante (usei o Supermeches+ da Alfaparf), água oxigenada (usei uma qualquer que tinha na farmácia) e shampoo (usei um Head & Shoulders que comprei especificamente pra isso porque dizem por aí que ele é ótimo pra desbotar tinta).

desbotar-tinta-cabelo-soap-cap-01

Existem várias receitinhas de Soap Cap, algumas mais fortes e outras mais fracas (daí vem o que eu falei sobre “escolher” a intensidade de desbotamento). O que dá mais certo pra mim é misturar a mesma quantidade de shampoo, pó descolorante e água oxigenada. Ou seja, se eu colocar duas colheres de um dos elementos, também vou colocar duas de cada um dos outros (como expliquei na imagem acima). A única coisa que eu mudo de vez em quando (dependendo do meu estoque em casa, hahaha) é o volume da ox, mas normalmente uso 30 volumes mesmo.

Vale ressaltar que essa é a receita considerada mais agressiva (ainda é menos agressiva do que descoloração pura), então eu só faço porque sei que meu cabelo vai aguentar sem maiores danos, sabe? Se ele já estivesse fraquinho, eu teria que fazer de outra forma, colocando mais shampoo do que ox e pó descolorante, pra mistura ficar menos forte.

Em relação à quantidade, você tem que ver quanto você vai precisar pra passar no tanto de cabelo que você quer desbotar. Por exemplo: Duas colheres de cada elemento deu tranquilo pra passar na minha mecha inteira. Se fosse todo o meu cabelo, precisaria de muito mais do que só duas colheres de cada.

Percebi que essa mistura fica mais líquida do que a mistura que fazemos na descoloração pura e acabou sendo até mais fácil de espalhar. Deixei agindo no cabelo por uns 40 minutos nas vezes que fiz e depois lavei normalmente o cabelo pra tirar. Normalmente aconselham deixar no máximo 30 minutos, mas é claro que eu ia dar uma olhada no espelho de 15 em 15 minutos e conferia direitinho se meu cabelo não estava caindo estava tudo certo. E usei as mãos pra passar mesmo. Não me dou muito bem com os tradicionais pincéis, então as luvas são essenciais pra mim.

desbotar-tinta-cabelo-soap-cap-02

Na foto do “Antes” eu já havia feito Soap Cap duas vezes. Essa tinta rosa que eu usei é muuuuito teimosa pra sair e dura séculos no cabelo! Inclusive, recomendo bastante pra quem quer manter a mesma cor, hahaha. Como vocês podem ver, essa terceira e última vez já tirou a maior parte do rosa que ainda tinha. Ainda sobraram alguns cantinhos do cabelo com resquícios meio “rosê”, mas quase não dava pra ver e as pessoas já estavam me chamando de loira. Já me dei por satisfeita com esse resultado, até porque estava com preguiça de fazer todo o processo de novo e louca pra pintar logo o cabelo, hahahaha.

É isso, não tem muito mistério… Você provavelmente vai precisar fazer Soap Cap mais de uma vez pra desbotar toda a tinta indesejada, mas isso depende de várias coisas, tipo: há quanto tempo a tinta já está no cabelo, a durabilidade e qualidade da tinta que você usou, a cor etc. Uma coisa que eu aconselho muito é fazer um teste de mecha pra ter noção do que vai acontecer mesmo. Outra coisa super importante é não fazer mais de um processo desses por semana. Sério! Tem que deixar o cabelo descansar alguns dias e hidratar enquanto isso.

Antes de terminar, quero esclarecer que não sou profissional e tudo isso que contei agora é baseado nas minhas próprias experiências e no que eu li em outros blogs, como o ChibiRoom. Eu curto fazer as coisas no meu próprio cabelo, mas quem não sentir segurança pra fazer esse tipo de coisa super deve procurar um especialista. O essencial pra dar certo fazer tudo sozinha em casa é conhecer seu próprio cabelo, sentir o que ele aguenta ou não, saber o que vai estragar ele ou não, sabe? Além disso, paciência e tempo! Como dizem por aí, cada cabelo é um cabelo :P

E aí, alguém já fez Soap Cap? Estava procurando uma forma de desbotar tinta? Me contem! ^^

Beeeijo

Anúncios

Um comentário sobre “Como Desbotar Tinta do Cabelo com o Mínimo de Danos | Soap Cap

Não deixe de comentar! ^^

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s