As Luzes de Setembro, por Carlos Ruiz Zafón

Nada como um livro maravilhoso pra me colocar de volta no ~hall de leitores viciados… Tinha que ser Zafón! Pra quem não sabe, esse autor é um dos meus favoritos e ainda não li uma história dele que não tenha gostado. Todos os livros dele me envolvem de uma forma que eu não consigo largar as páginas até descobrir o final de tudo. Quem conferiu minha lista de leitura atual viu toda a minha vontade de voltar a ler como antes e deve ter percebido que As Luzes de Setembro era um dos que eu mais queria devorar <3

as-luzes-de-setembro-carlos-ruiz-zafón-01

As Luzes de Setembro, assim como outros livros do Zafón que eu já li, conta a história de alguns personagens no presente descobrindo histórias do passado. Deu pra entender? Hahaha. Os personagens e histórias se cruzam. Antes que eu esqueça de avisar: o “presente” aqui é 1937. Só amor <3 <3 <3

A protagonista dessa aventura é a Irene, uma garota de 15 anos que se muda com sua família em busca de condições melhores de vida. Ela logo percebe a diferença entre Paris e sua nova casa, Baía Azul, localizada na Normandia. E eu, como leitora, logo percebi as paisagens maravilhosas que o novo cenário da Irene iria me proporcionar. Tem muita praia (daquelas calmas e sem muito movimento, as únicas que eu gosto), mar, vento, bosques e outras coisas lindas que são muito bem descritas na narrativa.

as-luzes-de-setembro-carlos-ruiz-zafón-03

Mas o que me pega mesmo é sempre o mistério. Nesse livro, os personagens contando histórias antigas que se relacionam com o que acontece no presente te ajudam a formar o flashback direitinho na cabeça e a ligar os pontos. E o que mais me surpreende é a pitada de horror dentro do mistério, da aventura. Acho incrível também como algumas histórias do Zafón lembram outras – e ele até fala um pouco sobre isso na Nota do Autor que tem no começo dessa obra – de forma positiva, sem ficar parecendo que uma coisa é uma cópia da outra.

Conforme o desenrolar dos fatos, o ponto de vista vai trocando de um personagem pro outro. Essas transições são bem leves e eu gostei demais disso! Outra coisa bem leve é a parte romântica, o relacionamento da Irene com o Ismael, que é um dos personagens introduzidos na história quando a família se muda e vai morar na Casa do Cabo pra que a mãe de Irene trabalhe como governanta na mansão de Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos rico.

as-luzes-de-setembro-carlos-ruiz-zafón-02

Esse livro inclui um pouco de tudo que eu gosto. É um mistério cheio de aventura, tem a maior pinta de suspense, não decepciona quem gosta de ver personagens apaixonados e ainda emociona em certas partes. Como a orelha do livro descreve: Um labirinto de amor, luzes e sombras *–*

Passei boa parte desse livro desvendando o mistério junto com os personagens, que é uma coisa que eu adoro. Achei tudo muito gostoso de se ler e realmente é meu tipo de leitura! A narrativa não se arrasta nem te deixa confuso e sem conseguir acompanhar bem, achei o ritmo perfeito. Sabe quando você termina de ler uma história e te dá aquela saudade imediata? Quando fica super clara a linha entre querer saber o final, mas não querer que acabe a história? Hahaha <3

Super recomendo a leitura se você se interessou pelo que leu aqui. Não entrei em muitos detalhes – principalmente sobre o tema principal do livro – porque tenho medinho de dar spoiler, mas saibam que vale muito a pena! Esse foi devorado rapidinho e com muito gosto ^^

Não esqueçam de comentar aí embaixo o que acharam :)

Beeeijo

Instagram ♡ Fanpage ♡ YouTube

4 comentários sobre “As Luzes de Setembro, por Carlos Ruiz Zafón

  1. Maaareee, suuuper amei tua resenha!

    Já tinha marcado esse livro como “quero ler” mas agora despertou mais ainda a curiosidade e vontade de ler!

    Beijos!

Não deixe de comentar! ^^

